Os benefícios do Ballet infantil

Olá, tudo bem? No post de hoje, falo sobre como o ballet traz benefícios para a criança!

O ballet é uma atividade extremamente positiva e pode trazer inúmeros benefícios para a criança. Beneficia, inclusive, no desenvolvimento das habilidades cognitivas e sensoriais por ser uma atividade considerada completa para o ensino infantil.

A importância do desenvolvimento psicomotor:

O desenvolvimento psicomotor é muito importante nos primeiros anos de vida da criança, para que possam adquirir domínio na elaboração dos movimentos pessoais e melhora na percepção de tudo que está a sua volta.

Dentro da sala de aula, o professor de ballet infantil deve ser capaz de auxiliar a criança no desenvolvimento psicomotor, realizando atividades lúdicas que melhorem sua percepção corporal, coordenação motora, lateralidade e noção espacial. Atividades estas, que se estimuladas de maneira correta, fornecerão habilidades adequadas tanto para o cotidiano da criança quanto para o ambiente escolar ou extra curricular.

O professor também deve saber lidar com as emoções da criança nesta fase de descoberta motora, e identificar os melhores recursos a serem utilizados em sala de aula. Vale usar atividades cênicas, musicais e recursos sensoriais.

Veja abaixo alguns dos benefícios que o ballet pode trazer para a criança:

1 – Melhora da coordenação motora global e fina:

Desenvolve a habilidade na criança de controlar a musculatura voltada para a execução de atividades complexas, como: andar, correr, saltar, dançar. Desenvolve também a capacidade de dominar e a trabalhar corretamente os músculos da mão.

2 – Lateralidade:

Com exercícios adequados, a criança é estimulada à conscientização dos hemisférios do corpo. Atividades que trabalham o controle dos pés, saltos, trilhas são ótimas referências para trabalhar a lateralidade e a organização espacial.

3 – Organização espaço – temporal:

Durante a aula, a criança é estimulada de diversas maneiras, seja com objetos, atividades lúdicas e música! Neste caso, a criança aprende a se situar e a se orientar perante objetos, pessoas e à si mesmo dentro da sala de aula. Ela aprende a se organizar dentro de ritmo.

4 -Disciplina e concentração:

O ballet é uma atividade que requer muita disciplina e concentração para a realização dos exercícios. Assim, durante a aula, a criança aprende a trabalhar estas habilidades de forma orgânica, com atividades e brincadeiras que as estimulem a pensar em como executá-las.

5- Trabalho em equipe:

Dentro de sala de aula, o professor de ballet infantil realiza práticas que socializem todos os alunos de maneira igual. Aprendem a dividir os objetos utilizados durante as atividades, a prestar atenção no colega enquanto o outro faz um exercício e etc.

6- Musicalidade:

Ballet não existe sem música. A criança aprende desde cedo e de forma muito divertida a compreender a diferença entre ritmos, como dançar conforme a contagem da música e claro, estimula a expressão.

São muitos os benefícios para o ballet pode trazer para as crianças!

Espero que tenha gostado!

Beijos,

Mariana Prieto

fontes>

Portal Educação e NeuroSaber

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s