Como realizar exames da RAD (Royal Academy of Dance)

Olá!

“A Royal Academy of Dance é uma das mais influentes organizações de educação de dança e treinamento do mundo, com sede em Londres. A patrona é Rainha Elizabeth II e a presidente é a Dama Darcey Bussel.” A RAD inicia seus trabalhos em 1920, como Associação de professores de dança operática na Grã-Bretanha. Com Adeline Geneé escolhida como primeira presidente, a associação lança seus primeiro syllabus no mesmo ano e seus primeiros exames em 1921. – (fonte: RAD website)

Alunos prontos para Dança Caráter – fonte Site Royal Academy of Dance- reprodução

Sempre estudei sobre metodologias de ballet clássico, e a RAD sempre foi minha favorita para ensino e treinamento. A escola inglesa foca na mecânica do movimento e como cada parte do corpo pode ser sua aliada na hora de executar um passo de dança. Os braços são ponto forte desta metodologia, e que se trabalhados de forma correta garantem equilíbrio, sustentação e melhora na qualidade de giros e saltos.

Eu, depois que passei por alguns exames da Royal, percebi a melhora na minha qualidade técnica e aprendi a usar melhor meu corpo durante os movimentos. A experiência de fazer um exame da Royal é única e inesquecível, pois existe uma preparação longa e com muito cuidado, para que sejam avaliadas não somente qualidade da dança, mas também músicalidade, expressão e etc.

Mas como posso me inscrever e estudar para exame da RAD?

Primeiramente, entre no site da RAD e verifique uma escola registrada que seja próxima a você. Feito isso, entre em contato com a escola para saber quando será o próximo exame (a RAD costuma oferecer duas datas no ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre).

Agora chegou o momento de verificar qual seu nível técnico! Converse com sua professora, assista à videos e alinhe seus objetivos para o exame. Você bailarina adulta também pode fazer! A RAD não delimita idade máxima para os grades, somente idade mínima.

Os exames são separados nos seguintes níveis:

1- Dance to your own time: Indicado para crianças de 2 1/2 a 5 anos – Que na verdade, são aulas demonstrativas e não exames. As crianças dançam em seu próprio ritmo onde o professor conduz a aula e os pais podem assistir.

Royal Academy of Dance- reprodução

2- Graded Syllabus (pre primary, primary in dance e grades 1 até 8) – Para o pre primary e primary in dance, as crianças devem ter idade superior a 5 anos. Neste caso, já possui avaliação com exercícios lúdicos (são lindos) e que trabalham além das técnicas de dança, habilidade sociais e motoras. Já nos grades 1 a 5, a idade mínima é 7 anos enquanto do 6 ao 8, a idade mínima é 11. Os grades 6,7 e 8 são lindos, todos coreografados do início ao fim. Uma coisa muito legal nos exames da RAD, é a oportunidade que a bailarina ou bailarino tem de aprender sobre dança caráter (russa, húngara, polonesa) também.

3- Vocational Graded Syllabus (Intermediate Foundation, Intermediate, Advanced Foundation, Advanced 1, Advanced 2, Solo Seal) – Para alunos com idade superior a 12 anos ,sendo: 12 anos para Intermediate, 13 anos para advanced foundation, 14 anos para advanced, 15 anos para advanced 2 e solo seal. Os níveis Intermediate foundation e Advanced foundation são opcionais, mas para se fazer o Advanced 2, por exemplo, é necessário ter passado pelo Advanced 1. O exame Solo Seal é somente para bailarinos que passaram com distinction no nível advanced 2. As sequências destes módulos são mais complexas e bem coreografadas.

Royal Academy of Dance- reprodução

As notas funcionam da seguinte maneira: Pass ( que é 40% a 54% da notal total), Merit (55% a 74% da notal total) e Distinction (75% a 100%). Nos grades, a partir de Merit você ganha uma linda medalha.

Os exames são sempre realizados em inglês e o examinador ou examinadora não será da sua nacionalidade. Eu, por exemplo, nos meus últimos exames realizei com uma Canadense e posteriormente com um professor Britânico.

Um detalhe muito bacana dos exames da RAD, é que todos são realizados com pianistas. Isso mesmo, você dança ao som de piano durante os exercícios.

É muito importante que você procure escolas registradas e com professores cadastrados! Veja aqui onde encontrar uma escola próxima a você!

E aí, ficou com vontade de prestar exames da Royal?! Tem mais alguma dúvida a respeito? Deixe um comentário ou mande uma mensagem. Ficarei feliz em conversar com você!

Beijos e até a próxima,

Mariana Prieto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s