Como evitar lesões em casa

Tudo bem com vocês?

Acredito que todas as escolas durante este período de quarentena adotaram método de ensino on-line para manter as atividades de seus respectivos alunos. E por experiência própria, vejo quão bem a dança pode fazer aos alunos neste período conturbado. Este momento de pausa, de cuidado e atividade física gera bem-estar e com certeza nos faz esquecer dos problemas.

Segundo artigo científico “Efeito do exercício físico no sitema imune: Resposta, adaptação e sinalização celular “- Publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte por Rodrigo Terra et al, 2012, “O exercício de uma intensidade moderada promove proteção contra infecções causadas por microorganismos intracelulares pois direciona a resposta imune para a predominância de células Th1. (…) Atividades em alta intensidade geram aumento das concentrações de citocinas antinflamatórias, visando a diminuição dos danos no tecido muscular.” Existem diversos outros estudos científicos nesta área, e todos concluem que a atividade física colabora com o fortalecimento do nosso sistema imunológico, trazendo benefícios para saúde e redução de estresse.

Mas nesta situação que vivemos onde o aumento das aulas online e lives é notório, é importante que o professor tenha consciência de quais exercícios poderão ser propostos aos alunos e ter uma atenção redobrada aos movimentos executados e como acompanhar a trajetória do aluno nesta jornada.

O importante aqui é entender mais do que nunca como nosso corpo funciona e estabelecer uma relação de confiança e entendimento com seu professor para que o trabalho seja além de prazeroso, executado de forma adequada e consciente.

Aqui vai algumas dicas para que você mantenha seu ritmo de aprendizado e evite lesões indesejadas:

1 – Mantenha sua rotina de atividades:

Esta para mim é a mais importante. Quando permanecemos em casa, temos uma ligeira tendência à adiar algumas atividades, relaxar um pouco na alimentação e dormir até mais tarde. Tente criar uma rotina que se enquadre com suas necessidades e tente manter o ritmo de suas aulas que eram presenciais.

2- Cuidado com a empolgação:

Vejo centenas de lives todos os dias com diversos tipos de ativividades para todos os níveis: básico, intermédiário ou avançado. Escolha as que você tenha mais afinidade e que sejam com uma intensidade leve a moderada. Lembre-se que vocês está realizando as atividades em casa e por mais experiência que tiver, temos que entender que a atividade será realizada sem a supervisão de um professor ao seu lado, que o piso que realizará a aula não é o mais adequado, etc. Como disse acima, é importante manter sua rotina de exercícios. Não é necessário fazer além ou um treinamento super intensivo.

3- Se concentre nos detalhes e nas explicações do professor:

Uma das coisas que mais falo em sala de aula e agora online, é sobre postura e respiração. A postura adequada nos proporcionará estabilidade, consciência corporal e colabora para evitar lesões ou dores indesejadas. A respiração adequada (pelo diafragma) será importante para executar os exercícios com mais qualidade e não nos sentirmos tão cansados após realizar a atividade. Por isso, preste muita atenção nas correções e explicações do seu professor durante a aula online e se concentre durante a realização da sua aula para que tenha consciência dos movimentos que está realizando e o trabalho ser mais proveitoso!

“O condicionamento cardiorrespiratório possibilita um melhor transporte de oxigênio e um aumento dos níveis de resistência. A alta resistência cardiorrespiratória reduz as fadigas física e mental, que também pode causar lesão.” (Livro: Anatomia da dança, pág. 10, ed. Manole)

4 – Se aqueça SEMPRE antes da aula!

O aquecimento antes da aula é importante para elevar a temperatura do corpo, além de provocar vasodilatação, ou seja, levar mais oxigênio para os músculos. O aquecimento no frio, no entanto, deve ser um pouco mais longo. Provavelmente, seu professor realizará ou passará uma rotina de exercícios pré aula para que você se aqueça e realize sua aula. Caso contrário, realize uma série de exercícios leves e sem impacto antes de começar seu treino.

5- Alongamento somente depois de se aquecer:

Como expliquei acima, o aquecimento leva mais oxigênio aos músculos. Caso você comece suas atividades com um alongamento sem realizar aquecimento antes, o risco de se lesionar e ter uma distenção muscular é alta, uma vez que sua musculatura não está devidamente aquecida para a atividade. O alongamento é de extrema importância na dança, uma vez que amplia o movimento e nos dá maior flexibilidade, porém deve ser executado com muita cautela. Pergunte ao seu professor quais exercícios são os mais indicados para ser realizados em casa e de preferência realize durante seu horário de aula online.

Concluindo, mantenha sua rotina de exercícios, evite realizar movimentos de grande amplitude ou alta complexidade, se concentre nas explicações de seu professor e aproveite muito suas aulas durante esse período para que quando voltar você esteja com seu trabalho corporal em dia, sem lesões e com muito mais ânimo para dançar e evoluir!

Beijos,

Mariana Prieto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s