Contos e histórias: Sonho de uma noite de verão

Olá!

Vamos falar um pouco hoje sobre este ballet aqui no blog!

Midsummer night’s dream- Tony Spielberg

Sonho de uma noite de verão é uma história escrita por Willian Shakespeare, em meados de 1590.

George Balanchine coreografou sua versão de Sonho de uma noite de verão em 1962, é composto por dois atos e música composta por Felix Mendelssohn com adição das seguintes composições extras: Overture to Athalie, Opus 74; Overture to The Fair Melusine, Opus 32; excerpts from The First Walpurgis Night, Opus 60; Symphony No. 9 for Strings; Overture to Son and Stranger, Opus 89.

Já a versão de Federick Ashton possui um ato e foi lançada em 1964.

Esta história é muito conhecida como “Dream” por conta da fantasia que é envolta nos acontecimentos da peça. É um ballet que sempre foi associado ao amor e magia.

De acordo com o folclore europeu, a noite em que se passa a peça é uma noite mágica, onde fadas e outros seres sobrenaturais podem interagir com o mundo real. É uma data próxima ao solstício de verão, que era a época em que se faziam rituais dedicados ao amor.

O primeiro ato se passa em uma floresta, onde Oberon e Titania, rei e rainha das fadas, conversam sobre a criança que eles desejam. Oberon ordena a Puck que traga a flor perfurada pela flecha de Cupido (o que faz com que qualquer pessoa sob sua influência se apaixone pela primeira pessoa que os olhos virem) e, enquanto Titânia está dormindo e sem saber, ele lança o feitiço da flor sobre ela.

Neste momento, Helena, que estava caminhando pela floresta, conhece Demétrio, a quem ela se apaixona, mas ele não a ama. Demétrio a rejeita e segue seu caminho. Oberon percebendo esse fato, diz a Puck usar a flor em Demetrius para que ele possa retribuir o afeto de Helena.

Balanchine utiliza muitos pas de deux para retratar as situações. Abraços súplicas perturbadas e resistência a atenção indesejada. Oberon e Titania não dançam juntos mas sempre performam solos onde celebram sua admiração.

Midsummer Night’s dream – The Royal Ballet – foto Johan Persson

Hermia e Lysander, um casal muito apaixonado, também estão pela floresta. Eles se separam por um momento e Puck, ansioso para cumprir as ordens de Oberon, unge Lysander por engano. Helena aparece, e Lysander, sob o feitiço da flor, imediatamente e para seu espanto diz a ela o quanto a ama. Hermia agora retorna e fica surpresa e desanimada ao ver a situação. Puck consegue trazer Demetrius, também, sob o feitiço da flor, para o deleite de Helena, que não se importa com Lysander.

Demetrius e Lysander, agora ambos apaixonados por Helena, começam a brigar por ela. Puck, por ordem de Oberon, separou Bottom, um tecelão, de seus companheiros e transformou sua cabeça na de um burro e o colocou aos pés da adormecida Titânia. Ao acordar,Titânia vê Bottom, acha-o justo e dá-lhe atenção e amor. Finalmente Oberon, com sua raiva acabada, manda Bottom embora e libera Titânia de seu feitiço.

A Midsummer Night’s Dream – Royal New Zealand Ballet. Photo credit: Stephen A’Court. COPYRIGHT ©Stephen A’Court

Hermia ficou sozinha e Helena com muita atenção voltada para ela. Os rapazes, completamente em desacordo, discutem e lutam. Puck, com sua magia, faz com que eles se separem, se percam e vaguem separados na floresta até que, exaustos, eles caiam no sono. Puck fez com queHelena adormecesse ao lado de Demetrius e Lysander (seu feitiço removido) por Hermia.

NYC Ballet – foto: Paul Kolnik

O Segundo Ato abre no palácio do duque com desfiles, danças e divertissements em homenagem aos casais recém-casados. Quando as celebrações terminam e os mortais se retiram, retorna-se aos domínios de Oberon e Titânia, que agora estão reunidos e em paz. E, finalmente, Puck, tendo colocado ordem na desordem, varre os restos das ações da noite. Os vaga-lumes cintilam à noite e reivindicam a floresta.

Balanchine no segundo ato focou da dança formal e nos divertissements, e finaliza com um climax onde o pas de peux representa o amor ideal.

Midsummer Night’s dream – Versão de Balanchine pela NYC Ballet

Gostou de conhecer mais sobre este ballet?

Até a próxima,

Mariana Prieto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s